Pilares da Democracia

Esse Fórum foi criado para discussão de assuntos relacionados aos militares das FFAA e estaduais, aos cristãos e assuntos relacionados a igreja, a enfermagem e área da saúde .
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Como controlar os gastos????

Ir em baixo 
AutorMensagem
Anderson



Número de Mensagens : 203
Idade : 36
Data de inscrição : 24/04/2008

MensagemAssunto: Como controlar os gastos????   Sab Jun 28, 2008 11:53 am

CONTROLANDO OS GASTOS



Na maioria dos casos, a falta de planejamento é o principal vilão do orçamento familiar. Aprender como controlar os gastos possibilita mais segurança financeira.

O grande desafio é encontrar o equilíbrio e, assim, a tão almejada tranqüilidade. Algumas pessoas não pensam no amanhã; compram tudo o que têm vontade e se afundam em dívidas por falta de planejamento financeiro.

Segundo os especialistas, um dos segredos da estabilidade financeira é estabelecer metas, que ajudam a dar uma direção ao orçamento.Se pensarmos nas recompensas lá na frente, como fim das dívidas, compra de uma casa, um carro novo, surge uma motivação nova para economizar e uma compensação psicológica pela frustração de não comprar tudo.

Outro segredo é nos convencermos sobre a importância de colocar no papel todos os gastos. Só assim é possível saber exatamente para onde está indo o dinheiro e o que pode ser cortado. Existe ainda a necessidade de se livrar dos juros, das dívidas, maior causa do descontrole em um orçamento pessoal.

Para o especialista em finanças, Sandro Soares de Souza, antes da implantação do Plano Real, nossos pais (ou até nós mesmos, dependendo da idade) tinham como tática gastar o salário o mais rapidamente possível, para poder vencer o chamado "Dragão da Inflação". Como tivemos taxas de inflação que chegaram a 80% a.m., essa tática foi amplamente utilizada e com bastante sucesso, pois preservava o poder de compra do salário. Com a significativa redução das taxas de inflação, essa prática não tem mais sentido. Muito pelo contrário, até atrapalha o controle das finanças pessoais. "Praticamente todos os dias chegam até minha mesa diversos pedidos de renegociação, formulados pelos nossos clientes. Em quase todos, nota-se um certo descontrole na gestão das finanças pessoais. É notório que o brasileiro ainda não conseguiu se adaptar à nova forma de administrar as próprias finanças em um ambiente de baixa inflação".

É imprescindível que as pessoas observem alguns truques, que certamente ajudarão em muito o controle do orçamento doméstico. Abaixo, relacionamos alguns deles:

1. Faça uma planilha de gastos projetando receitas e despesas. A projeção de receitas e despesas é fundamental para que você possa visualizar a situação das finanças pessoais em um horizonte de tempo, especialmente porque existem despesas que só ocorrem uma vez por ano, tais como material escolar, seguro de automóvel, IPTU, IPVA, entre outras. Existem receitas que também só aparecem uma vez por ano, como 13° salário, férias, PLR, entre outras. Visualizando suas receitas e despesas e o impacto disso no seu fluxo de caixa, você poderá tomar medidas preventivas para a correção de eventuais distorções em determinados meses, especialmente no início de cada ano, quando a maioria das despesas se concentra mais.

2. Envolva toda a família na responsabilidade de administrar as finanças. Mostrando abertamente os limites do orçamento familiar, certamente todos irão colaborar e dividir as responsabilidades, especialmente na árdua tarefa de reduzir despesas, caso necessário.

3. Aceite somente limites de cheque especial e de cartão de crédito compatíveis com a sua renda salarial líquida. Limites muito elevados podem proporcionar em aumento inesperado do endividamento, principalmente no cartão de crédito. Muito usuário de cartão de crédito não gosta de reduzir o limite, temeroso de que alguma emergência possa surgir e ele fique desamparado. No entanto, aumentar e reduzir o limite do cartão de crédito é uma operação simples e relativamente rápida. Caso a administradora do seu cartão de crédito já tenha lhe concedido um determinado limite e você pediu a redução, ela com certeza terá todo o interesse de voltar o limite para o patamar maior, se você quiser.

4. Caso você seja usuário de cartão de crédito, estipule um valor máximo para gastar nessa modalidade de crédito, podendo aumentar esse valor nas datas especiais, tais como aniversários, Natal, Páscoa, férias, etc. É importante que tudo na vida tenha limites. Nossos pais nos impunham limites, sempre reiterando que era para o nosso bem. Então, no cartão de crédito também tem que ser assim.

5. Existe sempre uma linha de crédito mais adequada para cada ocasião. O Crédito Pessoal, por exemplo, tem a vantagem de você, todo mês, amortizar o principal da dívida, fazendo com que ela seja reduzida efetivamente de tamanho. Além disso, as taxas do crédito pessoal são, na maioria absoluta dos casos, muito inferiores às do cartão de crédito ou do cheque especial.

O fundamental disso tudo é que um bom planejamento financeiro e o uso racional do crédito irão melhorar em muito a sua qualidade de vida e a dos seus familiares mais próximos. Lembre-se sempre: mantendo o controle sobre o seu fluxo de caixa, certamente você terá o controle de suas finanças e poderá planejar a realização de projetos de vida. O seu custo financeiro irá diminuir e o crédito deixará de ser uma "dor-de-cabeça", passando a funcionar como um mecanismo para viabilizar os seus sonhos.



Sandro Soares de Souza é Gerente Executivo, Analista de Finanças e Professor de Mercado Financeiro e Economia Brasileira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Como controlar os gastos????
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» COMO CONTROLAR VENDAS DE CARTÕES
» CARTÕES DE CRÉDITO -COMO CONTROLAR E CONFERIR
» COMO MONTAR UM RODÍZIO A DOMICÍLIO
» Calculo com gastos em uma pizza
» Como colocar fotos no Forum

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pilares da Democracia :: Fórum Militar :: Fórum reajuste salarial-
Ir para: