Pilares da Democracia

Esse Fórum foi criado para discussão de assuntos relacionados aos militares das FFAA e estaduais, aos cristãos e assuntos relacionados a igreja, a enfermagem e área da saúde .
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Mero contato com as Farc não é crime

Ir em baixo 
AutorMensagem
SYLVIO



Número de Mensagens : 81
Idade : 57
Data de inscrição : 23/04/2008

MensagemAssunto: Mero contato com as Farc não é crime   Sex Ago 01, 2008 6:18 pm

Ilegalidade estaria na colaboração para um ato criminoso; revista aponta ligações entre governo e guerrilha

Caio Quero e Gabriel Pinheiro, do estadao.com.br
Tamanho do texto? A A A A
SÃO PAULO - A divulgação de supostos e-mails encontrados no computador de Raúl Reyes, um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morto em março deste ano, causou polêmica nos meios políticos ao sugerir que autoridades do governo Lula teriam relações com a maior guerrilha colombiana. Ainda na última quinta-feira, 31, as autoridades citadas nos e-mails atribuídos à Farc negaram qualquer relação com a guerrilha, apontada em reportagem da revista colombiana Cambio.

Além das implicações políticas que poderiam resultar da comprovação das ligações de autoridades com as Farc, restam dúvidas se tais relações constituiriam crime de acordo com a legislação brasileira.

Para Carlos Ari Sundfeld, professor doutor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a simples relação de autoridades com membros do grupo guerrilheiro não pode ser considerada crime.


"O fato de autoridades brasileiras terem tido contato com representantes deste grupo não significa que elas estejam colaborando com atividades criminosas. As Farc também têm uma natureza política, então estes contatos poderiam ser uma busca para uma solução política para a questão", explica.

Sundfeld, no entanto, diz que os e-mails divulgados podem fornecer indícios para uma investigação sobre os níveis de comprometimento entre os envolvidos e o grupo.

Os e-mails também sugerem que deputados do Distrito Federal e sindicatos teriam doado dinheiro para o grupo colombiano. Para o advogado, o mero fato de doar dinheiro para as Farc não constitui crime.

"Teria que se descobrir para quem e com qual finalidade este dinheiro foi doado. Crime seria colaborar com uma ação criminosa", afirmou. "Mas as Farc são, ao mesmo tempo, um grupo fora-da-lei e um grupo político. A eventual doação pode ter sido feita com a intenção de contribuir com a atuação política e não criminosa."

Sundfeld explicou que seria ilegal "contribuir para uma ação de derrubada de um estado estrangeiro, por exemplo. Mas isso tudo teria que ser investigado."

Diplomacia

Para Carlos Roberto Husek, professor de Direito Internacional da PUC-SP, o País "não deve arriscar seu relacionamento internacional para apoiar revoluções externas."

"O PT, enquanto partido político, pode demonstrar simpatia" por outros grupos, "mas o governo brasileiro não pode pôr em risco sua relação diante das nações amigas", explicou Hufek.

No Palácio do Planalto, o assunto foi tratado com cautela e o governo evitou pronunciar-se oficialmente a respeito do dossiê. Entre os citados pela publicação estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, a deputada distrital Erika Kokay (PT) e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
SYLVIO



Número de Mensagens : 81
Idade : 57
Data de inscrição : 23/04/2008

MensagemAssunto: Re: Mero contato com as Farc não é crime   Sex Ago 01, 2008 6:22 pm

Se valendo da jurisprudência conquistada nessa noticia, poderiamos dizer que o Cantor Belo ficou preso injustamente por ter tido ligações de amizade com traficantes.

Varios telefonemas e dinheiro doado a terroristas do calibre de Bin Ladem também poderiam ser vistos como tentativas de ajudarem eles a resolverem suas mazelas politicamente.

Mas as Leis são assim mesmo. Para os Amigos, os louvores da Lei, para os indiferentes a Lei e para os inimigos os rigores da Lei.

Mas nesse caso não existe lei especifica que esteja escrito com todas as letras que doar dinheiro e manter um relacionamento com as FARCs é cime, não é?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Mero contato com as Farc não é crime
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Leave in Seda brilho gloss
» Em Hyannis, no Estado de Massachusetts, Estados Unidos, para espanto da Irmandade, foi apresentado como Cooperador uma pessoa de péssimo testemunho, Alvacir Maia, sobrinho do Diácono de Boston, Irmão Josias Correia Antunes.
» Após Assembléia Geral Ordinária, a Administração da Congregação Cristã no Brasil comete crime ao registrar documento falso em Cartório de São Carlos, São Paulo.
» O Ministério de Mulheres é um segmento da Igreja que visa alcançar o maior número de mulheres aos pés do Senhor Jesus Cristo e, submissas à Sua verdade,
» O hinário da China da CCB? não errei é o Hinários, um negócio da China!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pilares da Democracia :: Fórum Militar :: Assuntos politica x militar-
Ir para: