Pilares da Democracia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pilares da Democracia

Esse Fórum foi criado para discussão de assuntos relacionados aos militares das FFAA e estaduais, aos cristãos e assuntos relacionados a igreja, a enfermagem e área da saúde .
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Vítimas do "sonho liberal"

Ir para baixo 
AutorMensagem
Anderson




Número de Mensagens : 203
Idade : 42
Data de inscrição : 24/04/2008

Vítimas do "sonho liberal" Empty
MensagemAssunto: Vítimas do "sonho liberal"   Vítimas do "sonho liberal" EmptyQua Jul 16, 2008 9:24 am

Vítimas do "sonho liberal"

O conceito filosófico desenvolvido nos últimos 250 anos de Liberalismo, segundo os filósofos dos séc. XVIII, XIX e XX, é uma posição de Estado onde impera a livre iniciativa, a não-intervenção estatal, a propriedade privada, a igualdade formal entre os Homens, a livre concorrência de preços e a existência e obrigatoriedade do Estado Mínimo. “Filósofos” e pensadores como John Locke, Adam Smith, Stuart Mill, Jean Jacques Rosseau, Thomas Hobbes, Max Weber, Robert Filmer e outros, esforçaram-se em desenvolver as bases dessa forma de pensamento, que se tornou uma cartilha a ser seguida pelos países que buscassem DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO. O escocês Adam Smith, propôs na sua principal obra “Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações” que os pré-requisitos para o Liberalismo Econômico e a prosperidade das nações seriam: o combate aos monopólios, públicos ou privados; a não-intervenção do Estado na economia e sua limitação às funções públicas de manutenção da ordem, da propriedade privada e da justiça; a liberdade na negociação do contrato de trabalho entre patrões e empregados; e o livre comércio entre os povos. Adam Smith propôs também que: quando existe liberdade na sociedade os homens voltados para seus próprios interesses são conduzidos por uma mão invisível... sem saber e sem pretender isto, realizam o interesse da sociedade.

A partir dessa salada filosófica, os Estados modernos parecem querer seguir essa teoria como meio de melhorar a vida dos cidadãos e combater a desigualdade social e as explorações do Capital ao Trabalho.
Porém a prática que temos observado nos ditos Estados Liberais ou mais modernamente, neo-liberais, prova que a falácia de liberalismo não se sustenta por muito tempo.
Quase todos os filósofos citados tiveram escravos e nunca se preocuparam em libertá-los em nome do benefício da democracia liberal

Desde a Revolução Francesa, grande parte dos países do Ocidente adotaram o modelo liberal de governo. O interessante é que países ditos defensores ferrenhos do Liberalismo parecem não seguir o que defendem. Estamos observando que as empresas norte-americanas de créditos imobiliários estão quebrando, por má administração de fundos, e adivinhem quem apareceu para salvar as empresas com mais de 1 trilhão de dólares em recursos?? O Estado. (CONTRARIANDO A TEORIA LIBERAL)

No caso das maiores empresas americanas e européias, como a Lockheed, a GM, a IBM, a Microsoft, a Exxon Mobil e as construtoras, se não fosse o Capital de Giro do Estado Americano, os investimentos estatais, empréstimos de Estados Europeus, e as operações financeiras de seguros, já teriam quebrado há muito tempo.

Observem a “livre concorrência” na Europa: os produtos agrícolas são em 80 % dos países europeus subsidiados pelo governo, e os produtos de países emergentes sofrem duras taxações quando tentam entrar nesses mercados. Pois bem, onde está a livre concorrência? Onde está a não-intervenção estatal?

As maiores empresas de pesquisa dos EUA, que recebem gigantescas somas de recursos para desenvolvimento de tecnologia são estatais: a NASA E AS FORÇAS ARMADAS AMERICANAS. A Exxon Mobil, que causou um derramamento de óleo gigantesco no Alaska em 1989, com o petroleiro Exxon Valdez, recebeu ajuda de seguros e indenizações sabem de quem? Da “Mão Invisível”, porém bem visível chamada Governo!


No Brasil, recentemente, Bancos fraudulentos que deram golpe de bilhões na sociedade foram socorridos pela mão bondosa do Estado. É o caso dos Bancos Econômico, Bamerindus, Nacional, Marka, Fonte Cidam, Opportunity e outros. A Vale do Rio Doce, o maior escândalo da História Econômica do Brasil, recebeu e recebe dinheiro de investimentos do BNDES. É muito comum os “liberais” ao se pronunciarem, baterem no peito com orgulho dizendo:
-Agora (depois da privatização) a Vale está dando lucro!
-Agora (depois da privatização) a telefonia funciona a contento!
Pois bem, poderíamos responder a eles:
-Retirem o BNDES dos investimentos dessas empresas e vamos ver o lucro da Vale e das Telecom estrangeiras!

E os casos da Variglog e dos Mega-investidores Naji Nahas, Sérgio Naya e Daniel Dantas? Todos muito bem informados com os papéis do governo, e suas aplicações monetárias, não havia nada de iniciativa privada. Isso sem contar que no Brasil, 90% das pesquisas tecnológicas são financiadas com dinheiro público, sobretudo concentradas nas Estatais e nas Universidades Federais. O que seria da Votorantin, da Norberto Odebrecht e da Camargo Correa sem as obras do governo? O que seria da Alston francesa e das gigantes automobilísticas instaladas no Brasil, sem a mão prestativa e acolhedora do Estado a lhes oferecer várias e atrativas formas de pagamentos de impostos, com prazos de isenções de até 20 anos para pagar? O que seria da Petrobrás, sem a ajuda da pesquisa de ponta desenvolvida na COPPE do RJ, uma entidade estatal? O que seria da Embraer sem os estudos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, entidade de ensino estatal? Quantas empresas dominam o mercado de cimento no Brasil? Apenas três. Quantas empresas dominam a distribuição de trigo para o mercado brasileiro? Apenas cinco. Quantas empresas dominam as exportações de frutas e legumes de qualidade para o exterior? Apenas quatro. Quem assumiu as dívidas trabalhistas das empresas ferroviárias (RFFSA) e de energia quando foram privatizadas (entregues)? O Governo. E no nosso dia-a-dia: qual a concorrência que existe na distribuição de combustíveis nos postos? Qual a concorrência que existe nos preços do pão francês nas padarias e supermercados? Quantas empresas de ônibus geram o serviço de transporte municipal nas cidades brasileiras? Quantas empresas dominam o negócio lucrativo do transporte rodoviário interestadual? Quantas empresas de energia elétrica existem em sua cidade? Quantas empresas dominam o mercado de pedágio nas estradas estaduais e federais (somente as estradas em boas condições)? Onde está então a concorrência e a competição de mercado, tão apregoadas pelos liberais?

Como se vê, aqueles que defendem o Liberalismo enquanto doutrina parecem jogar o jogo da “raposa guardiã do galinheiro”. A raposa sempre criticando o cão que cuida do galinheiro, para que pudesse tomar conta do mesmo e comer sozinha cada vez mais carne de frango. Parece que o Liberalismo enquanto doutrina filosófica deveria ter seu nome modificado para “Vampirismo” ou “Carrapatismo”, seria mais coerente com suas propostas e ações. Na verdade, a última coisa que um liberal deseja é que o governo pare de interferir no mercado, pois isso seria retirar o sangue que alimenta seus intestinos putrefatos pela ganância e pela exploração do povo.

E por fim, fica então a sugestão aos liberais: já que vocês querem privatizar tudo, a saúde, a educação, as empresas estratégicas, a segurança, a previdência privada, que tal privatizarmos também os Governos e os impostos que alimentam a voracidade de suas empresas falidas?
Isso seria o ápice dessa teoria chamada de Liberalismo!
Fica então a sugestão!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Vítimas do "sonho liberal"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» MP assinada garante "Reajuste" no contra-cheque de maio (pago em junho) das FFAA
» O porque dos chefes militares estarem "durmindo"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pilares da Democracia :: Fórum Militar :: Assuntos politica x militar-
Ir para: